terça-feira, dezembro 27, 2005

pedro Castelhano

Queixas de Quixote

Sancho, Sancho, vendeste o burro e compraste um Mercedes.
Disseram-me que casaste com a Dulcineia. *
Como eu, o burro é um animal em vias de extinção.
Eu injectei-me nas veias, no Casal Ventoso, enquanto tu passavas férias em Palma de Maiorca.
Eu suicidei-me, exausto de tanta utopia, enquanto tu prosperavas na Bolsa.
Eu fui sem-abrigo no Martim Moniz, enquanto tu passavas por mim sem nunca me teres reconhecido.
Eu fui operárioo na Expo, enquanto tu especulavas nos terrenos da construção.
Eu, atropelado na Avenida, esperei longa e sofridamente nos corredores do S. José, enquanto tu tinhas médicos e flores e enfermeiras e sorrisos para uma operação plástica.
Eu escolhi o fundo do bar, o mais fundo do bar, a lança perdida no autocarro, com as feridas do sonho por cicatrizar.
Tu sulcavas ondas e compravas tudo em volta: políticos de amanho e gente de passagem.
Tu que nunca pensaste, eras o único pensador.
E a tua mão trocava afagos por anéis.
Enquanto eu protestava contra a Nato, tu vendias armas nas ruínas de Kosovo.
Enquanto eu resistia na montanha, tu praticavas o indonésio em Jacarta.
Eu fui preso enquanto tu jantavas com os que me prenderam.
E quamdo a utopia estava no auge, num tempo breve em que os moinhos de vento eram o nosso maior património cultural, também tu, até tu, desceste à rua a defender a utopia, com o Mercedes escondido na garagem.
E então deste-me um abraço, Sancho.
Iríamos ter a nossa ilha que tu já tinhas comprado. Comprado só para ti.
Eu abandonei os moinhos de vento para combater o betão, o betão com que tu enriquecias.
O betão cresceu, matou a paisagem e a minha lança de tantas batalhas vãs, mal cabe em duas assoalhadas.
Quis oferecer às crianças o sonho, mas as crianças preferiram os teus jogos de computador.
Enquanto eu tinha o senso do amanhã, tu tinhas o bom senso de hoje.
Olhámo-nos tantas vezes nos campos de La Mancha e eu sem nunca ter entendido que o teu burro era mais veloz do que o meu cavalo.
Ai! Sancho, Sancho, Deus gosta mais de ti do que de mim.

*(Nota de Pedro Castelhano: Relatos apócrifos informam que Sancho matou Dulcineia por ciúmes dos moinhos de vento)

2 Comments:

At 27 dezembro, 2005 22:31, Blogger Aqueduto Livre said...

E agora,Quixote,já estás maduro para preferires asno que te leve a cavalo que te derrube?

Sancho Mendes,em nome de sua mulher Mofina,retida num gerador eólico politicamente correcto,veiculou a pergunta através do JGEsteves

 
At 28 dezembro, 2005 16:42, Blogger Aqueduto Livre said...

Quem assim escreve deveria ser proibido de estar calado e, particularmente, de não se "postar" com maior regularidade.

J.Albergaria

 

Enviar um comentário

<< Home