terça-feira, agosto 16, 2005

castelhano

1. provérbio da minha mãe: A semente mais grada é a da língua.

Um nocturno do P
edro Castelhano

Vem, noite,
como se fosses o ventre que me pariu
e eu nunca tivesse lido Pessoa

Vem, noite,
que ignoro o nome das estrelas
e mal distingo a luz
qaundo o orvalho se acolhe nas árvores

Vem, noite,
como esquecimento
e em ti me esquecesse
do que sou

Vem, noite,
mesmo que depois
a clara manhã
seja de ignomínia

Vem, como se não tivesses
nem braços nem olhos

Vem, rosa negra
do meu silêncio
mãe dos cegos e de todos
os que já estão cansados de ver

Vem, noite,
mesmo no ruído
mesmo ferida pelo fogo
e pela efémera invenção da luz

Vem, noite,
com trevas a que a todos nos iguala
inebria, fascina
tortura e mata

Vem, noite,
do longe que não cabe na distância
mensageira da loucura dos deuses

Vem, noite,
e liberta-nos da euforia da luz

Mata-nos de vez

Algures em Trás-os-Montes, Agosto 2005

2 Comments:

At 16 agosto, 2005 21:50, Blogger Aqueduto Livre said...

Até gostei do poema, mas, que mal te pergunte, o ar do campo torna-te mórbido?

a.m.

 
At 17 agosto, 2005 17:15, Blogger Aqueduto Livre said...

"mórbido" - dizem também os dicionaristas "de uma pintura, de uma escultura delicada".

Apetece-me mais colher o teu poema pela delicadeza da rima, das cores e do sentimento, os três pilares (ao que dizem os entendidos) da arte da poesia.

Apetece-me também dizer-te (e aproveitando o comantário aqui do lado do a.m.)que tenho dois mestres da (ou na, como se quizer...)escrita:o António Moreira (a quem devo mais do que ele algum dia poderá imaginar!...)e ao hortónimo Rogério Rodrigues - a quem aprendi a gostar e a saborear no "prosear" do Grande Amadora e, depois, em A Capital e ainda naquele teu livro de poemas, dos teus 22 anos que, ao que nos dissestes - responsável pela tua já longa e consistente carreira jornalística.

Quero que continues a "prosear" ou a "poemar" aqui no MAPRIL ou noutro lugar...mas avisa-nos para poder ler-te -sempre- com renovado prazer e devoção.

Albergaria

 

Enviar um comentário

<< Home