sexta-feira, agosto 05, 2005

As causas de J.P.P.

Começo por dizer, como Eduardo Lourenço diz excessivamente de Pessoa, que Pacheco Pereira é uma homem duma imensa cultura, inteligente, mas continua a ser, no meu entendimento, aquele militante "sem pudor" da década de 70.

Agora escolheu, no seu blog abrupto a causa da OTA. Ou, melhor dito, escolheu o pretexto da OTA para malhar, forte e feio, no Governo de José Sócrates!

Tem vindo, nos últimos dias, a coleccionar, sistematicamente, "n" estudos publicados em "n" blogs que, suponho eu, malham igualmente na opção OTA do actual Governo.

1.ª Reflexão - Quando o Governo de Durão Barroso apoiava a OTA e o TGV (é curioso que JPP fala pouco do TGV!...) não se ouviu nenhum zumbido no abrupto de JPP (eu, não me recordo de tal...) sobre tal tema;

2.ª Reflexão - Saberá, porventura, JPP que o Professor Marcelo Caetano, em 1969, quando Presidente do Conselho de Ministros do Governo recebeu um Relatório de milhares de páginas, com considerações de carácter técnico, económico e etc. sobre o NOVO Aeroporto Internacional e, curiosamente, os dois locais selecionados nesse relatório (de 1969, entenderam bem os meus possíveis leitores, e pasme-se!): OTA e RIO FRIO!

3.ª Reflexão - Tenho a certeza que JPP sabe qual foi a escolha de então. Não sabe? Eu digo: RIO FRIO!

Conclusão: Todo a gente sabe (creio eu) porque é que se escolheu hoje a OTA em detrimento de RIO FRIO e toda a gente (creio eu) sabe que quem recuperou o dossier NOVO Aeroporto Internacional foi, exactamente, o Ministro Ferreira do Amaral! De que Governo? Do actual Governo do P.S.? Errado! Do melhor (?!...) Governo do Professor Cavaco Silva (aquele "não candidato" a Presidente da República e que sabe muito de economia e finanças!). Não acreditam? J.P.P. não tem estas informações? Acreditam nisso?

Eu nem me passa pela cabeça que J.P.P., homem de cultura enciclopédia, com 90 000 livros na biblioteca da Marmeleira, a trabalhar 24 horas por dia nos jornais, nas revistas, nos blogs e etc., não tenha estas informações que vos ofereço nesta minha modesta reflexão.

Agora, eu gostaria de debater um NOVO DESÍGNIO para Portugal, uma Nova Ideia para Portugal e, dentro desse debate, discutir a OTA e o TGV e as opções estratégicas para a Economia e para os Mercados preferenciais: a Ibéria, os PALOP's, as Américas e saber quanto custam as nossas missões com militares no Iraque e no Afeganistão (eu também desejo sorte e saúde aos militares portugueses que estão a defender o Aeroporto de Cabul).

Acho que esse é que deveria ser (na minha modesta, pequena e pouco informada opinião) o GRANDE debate a travar pelo Povo, pelas Élites (todas as élites: políticas, culturais, científicas e técnicas, sociais, religiosas e etc.) e nos próximos DIAS.

Disse.

José Albergaria

2 Comments:

At 08 agosto, 2005 19:52, Anonymous Anónimo said...

Ah! Grande Zé! Subscrevo-te completamente. Se bem que às vezes me "desconexes", este teu texto é simplesmente 5*. Parabéns. Já agora, estou com saudades das nossas tertúlias. Um abraço.

 
At 08 agosto, 2005 20:09, Anonymous Anónimo said...

Back From Blog Vacation
It's great to take a blog vacation. Thanks to everyone who sent nice notes. Just saw this in the Guardian's blog ... "Whether or not you agree with his views, the blogosphere is a less interesting and less ...
Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a ##SELF-HELP## site. It pretty much covers all ##SELF-HELP## related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

 

Enviar um comentário

<< Home