sábado, julho 30, 2005

O homem no seu quadrado

O texto elaborado pelo poeta de Águeda, consciência mitica e critica da esquerda portuguesa, Manuel Alegre e publicado hoje no institucional Expresso - é bem desconcertante e curioso.

O poeta escrevinhou uma quase metáfora do poder e da política, mas esquecendo Maquiavel e Sun Tze, o da Arte da Guerra.

O homem, Manuel Alegre, anda na política vai para mais de 50 anos (creio eu...) e ainda não percebeu que "fidelidade", "amizade" são conceitos que a "política" como exercicio do poder ou da luta por ele - não têm a minima virtude!

Espanta-se o poeta da sua solitude, de não saber em que guerra está, quem são as suas tropas e contra quem luta (interroga-se mesmo se participa nalguma luta...).

Não passaram assim tantos meses em que Manuel Alegre se envolveu numa brava luta pelo lugar de Scretário Geral do Partido Socialista. Teve como adversários: José Sócrates e...João Soares (o primeiro proto candidato a disponibilizar-se para ser alternativa ao então Secretário Geral Ferro Rodrigues)!

Este João Soares (todos o saberão - é filho do Dr. Mário Soares) pediu-lhe então que abandonasse a sua candidatura e se juntasse a ele para assim poderem "derrotar" José Sócrates! O que respondeu Alegre: " estou melhor colocado que tu para o efeito. Desiste tu!"

O que está a acontecer agora? Alegre queria ser o candidato a Presidente da República com o apoio do P.S.

Mário Soares acha que está bem melhor colocado que o poeta para bater o ainda "não candidato" Anibal Cavaco Silva e, provavelmente, vai avançar como candidato apoiado já pelo Partido Socialista.

De que se queixa agora, amargamente, o vate?
Que está sozinho, plantado no seu quadrado.
É uma bela frase poética, mas duma inutilidade política confrangedora!

O Engº Guterres, se por aqui andasse, diria com aquele seu ar competente:"É da vida!"

J. Albergaria

1 Comments:

At 03 agosto, 2005 04:18, Blogger Blogger said...

A candidatura do "velho guerreiro", além de uma firme demonstração de coragem pessoal, tem como mérito salvar o PS da falta de outro candidato com carisma de vencedor. Não será de admirar se Mário Soares ganhar as eleições. Quem já foi um bom Presidente por duas vezes, e esta é opinião, (ou devo dizer constatação?), quase unânime, porque não o seria uma terceira vez? Todavia, e na pior das hipóteses, se o tiro nos sai pela culatra e tivermos que levar com Cavaco, (segundo o cenário de luta previsível), o PS sairá vitorioso de alguma maneira, pois derrota seria apoiar, ou ter de apoiar alguém que à partida já seria um candidato perdedor. Quando é que os políticos vão aprender a auto-analisar as suas possibilidades?

 

Enviar um comentário

<< Home