terça-feira, março 21, 2006

Porque hoje é dia mundial da poesia...

Filho

P'la manhã
A madrugada, preguiçosa
A aurora por despontar
Ele, feliz, carregado de ternura:
-Feliz dia do Pai!

Sabemos, tu e eu
As efemérides foram inventadas
P'ro dinheiro deixarmos
Nas catedrais do consumo.

Aquilo que vale
O que deveras é de valorar
É este caudal
De ternura, feito amor
Em jorros incessantes
Deste filho tardio
Que, em cada dia, m'apazigua
Me reconcilia com a urbe et orbe!

Os homens, todos
Deveriam ter, sempre:
Olhos de criança;
Coração d'adolescente;
Ternura d'infantes!

Estou convicto
Se assim fora
A Humanidade
A humana condição
Seria bem melhor.
E cada de nós - também!

Eu, pai feliz e babado
Tranquilo
Por cada dia de vida
Celebro a ternura perene
Deste filho abençoado
Cúmplice, amigo e companheiro
---------------------definitivo!

Eu e ele
Frátria e estirpe de sangue
Consistente p'la delicadeza
No trato e no estar
No ser e no querer
Na amizade profunda
No respeito dele
No nosso indiscutivel AMOR.

Filho, eu te saúdo!
Quero-te feliz
Honrado e probo
Irmão do teu irmão
Fraterno com os próximos
Solidário pelos desvalidos
Presente onde morar
Miséria e injustiça.

Assim te vejo
Assim te quero
Assim faço para que sejas
Assim desejo que venhas a ser!

José Albergaria