quarta-feira, junho 22, 2005

Jorge Sampaio: "mais vale tarde..."

As declarações do Presidente da República (ou seria o cidadão Jorge Sampaio a falar...), feitas ontem, dia 21 de Junho de 2005 - produziram um mor impacte na sociedade e em alvos determinados (ou serão efeitos do solstício do Verão?...).
Jorge sampaio decidiu questionar a Banca; decidiu interrogar os professores; decidiu interrogar o Governo e decidiu ainda interrogar-se sobre o desígnio nacional, para os próximos anos.
Em meu entender fê-lo bem, com contundência e de modo certeiro.
Em meu juizo não falhou um único alvo e vai obrigá-los, todos eles, a reflectirem e a ponderarem as palavras do Presidente da República (ou seria o cidadão Jorge Sampaio a falar...).
Os banqueiros já falaram, na defensiva, a meterem os pés pelas mãos, dizendo que a conjuntura económica não está para se assumirem riscos, que é necessário prudência e bla, bla, bla, bla...
Os professores, esses, preocupados com a greve (que só por acaso coincidiu com os exames nacionais...), ainda não tiveram vagar de responder ou comentar as palavras do Presidente da República (ou seria o cidadão Jorge Sampaio a falar...).
O Governo, esse, vai ter mais algum tempo que os outros visados para discorrer sobre a retórica presidencial.
E Portugal, a esse, depois das palavras do Presidente da República (ou seria o cidadão Jorge Sampaio a falar...) só faltará mesmo é - cumprir-se!
J. Albergaria